Universos

No CICF escolhes os temas que mais te entusiasmam — desde programação até sustentabilidade.

Chamamos-lhes UNIVERSOS! Podes começar pelos que mais gostas, mas terás a oportunidade de explorar todos.

Dentro de cada universo, encontras projetos com diferentes durações e níveis: alguns mais curtos, outros com cerca de três meses.

Tu escolhes o teu ritmo!

Aprender a programar, explorar IA e cibersegurança — com uso ético e responsável da tecnologia.

Criadores do Futuro
Neste projeto, os participantes vão explorar o universo do Minecraft: Education Edition, uma versão do famoso jogo desenvolvida especialmente para a educação, incentivando a experimentação, a resolução de problemas e o trabalho em equipa​.
Quando? 15 de outubro | 16h00 às 18h00

Vibe Coding
Workshops onde a lógica e conceitos de programação serão testados e validados recorrendo a AI para prototipar código funcional, para a criação de Apps, sites e scripts.
Quando? 14 de outubro | 16h00 às 18h00

Montar robôs e circuitos, resolver problemas e participar em desafios tecnológicos divertidos.

Clube de Código
Um movimento global com o objetivo de ensinar crianças e jovens a programar. Os participantes exploraram diferentes tecnologias e linguagens de programação de forma lúdica e prática, sempre com o objetivo de desenvolver competências digitais e estimular o pensamento crítico e criativo.
Quando? 11 de outubro | 10h00 às 11h30

Clube de Robótica
Um clube de robótica focado em estimular a aprendizagem autodirigida e colaborativa é um espaço dinamizador onde os participantes exploram ativamente o universo da robótica através de projetos práticos e desafios tecnológicos.
Quando? 16 de outubro | 16h00 às 18h00

ESA Projects
Um grupo de trabalho que vai participar no AstroPi da ESA (Agência Espacial Europeia) – composto por jovens estudantes, geralmente com idades até 19 anos, que se reúnem para desenvolver uma experiência científica ou um pequeno programa de computador para ser executado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), usando os computadores Astro Pi.
Quando? a marcar com as escolas

Criar jogos e conteúdos digitais com propósito, aprendendo design, narrativa e uso responsável da internet.

InGaming
Um projeto que pretende tornar o gaming acessível e saudável aos jovens gamers e não gamers e potenciar o desenvolvimento de competências para os percursos de vida de cada um.
Quando? novembro | 3ªf e 5ªf 17h30 às 19h30

A Game for a Cause
O projeto tem como objetivo desenvolver competências de projeto na criação de software através do design de jogos, focando-se na consciencialização dos ODS. Os participantes aprendem a criar jogos que não só entretêm, mas que também promovem reflexões e ações positivas em torno destes temas, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade social através de uma abordagem prática e colaborativa no desenvolvimento de jogos digitais.​
Quando? janeiro 2026 | 2ªf das 16h00 às 18h00

Digital Content Lab
Um projeto de criação de conteúdos com o objetivo de introduzir os participantes ao mundo da fotografia, áudio e vídeo propõe-se a oferecer uma experiência prática, criativa e colaborativa.
Quando? janeiro 2026 | 5ªf 14h00 às 16h00

Usar impressoras 3D e corte a laser para transformar ideias em objetos reais.

3D for a Cause
Iniciativa inovadora de modelação e impressão 3D ao serviço da comunidade, colmatando lacunas na cultura material. Jovens desenvolvem projetos tecnológicos com impacto social, respondendo a necessidades específicas de instituições locais (exº: ADICE, Centros de Dia e Lares, Centro Social de Ermesinde).
Quando? janeiro 2026 | 3ªf 14h00 às 16h00

F1 in schools
Um programa educativo internacional que leva a Fórmula 1 para a sala de aula. Através do design e construção de mini-carros de corrida em 3D, os alunos aplicam as STEAM de forma prática e divertida.
Quando? a marcar com as escolas

Explorar formas inteligentes e conscientes de usar a tecnologia — com impacto positivo no planeta e na comunidade.

City Data
Os participantes recolhem dados da Cidade, utilizando tecnologias digitais e robóticas, para transformar esses dados em conhecimento aplicável sobre o concelho. Este projeto promove o desenvolvimento de competências técnicas, pensamento crítico e trabalho colaborativo, ao mesmo tempo que aproxima os jovens da realidade e dos desafios da sua cidade, incentivando o uso de tecnologias para entender e melhorar o território da Maia.
Quando? janeiro 2026

Fazer rádio, jornal ou podcast, combater a desinformação e comunicar com sentido crítico.

Rádio
Um projeto que dá voz a crianças e jovens dos 8 aos 17 anos, oferecendo-lhes a oportunidade de criar o seu próprio podcast, falar ao microfone sobre os temas que mais os entusiasmam e aprender com profissionais da rádio.​ Mais do que uma experiência divertida, a Rádio promove o desenvolvimento de competências de comunicação, pensamento crítico e literacia mediática, num ambiente criativo, inclusivo e participativo.
Quando? 15 de outubro | 16h00 às 18h00

Jornal
Iniciativa educativa e participativa que visa capacitar crianças e jovens dos 8 aos 17 anos para a produção de conteúdos jornalísticos, promovendo a literacia mediática, o pensamento crítico e a cidadania ativa. O Jornal é um espaço de expressão livre, ética e responsável, onde os jovens aprendem a distinguir factos de opiniões, a verificar fontes, a comunicar com clareza e a refletir sobre o papel dos media na sociedade.
Quando? fevereiro 2026 | 4ªF 14h00 às 16h00

Academia Kickstarter
A Academia Kickstarter é um programa de mentoria dedicado a apoiar jovens empreendedores que têm uma ideia e precisam de suporte para materializar o seu produto e estruturar a campanha de crowdfunding. O objetivo é oferecer orientação especializada durante todo o processo, desde a conceção do projeto, passando pelo desenvolvimento prático do produto, até à preparação e lançamento da campanha no Kickstarter, facilitando assim a transformação das ideias em projetos concretos e viáveis, com possibilidade real de financiamento coletivo.​
Quando? janeiro 2026

Ligações que fazem a diferença — com tecnologia, partilha, formação, encontros e eventos que aproximam escolas e comunidades.

Formação de professores (CAE)
O CAE – Centro de Apoio às Escolas – promove iniciativas formativas de integração do digital na educação que vão ao encontro das necessidades e contextos específicos dos professores e assistentes operacionais.

Circuitos
Iniciativa prática com visitas escolares e campos de férias que promove o contacto direto dos jovens com a exploração de diferentes equipamentos tecnológicos como eletrónica, robótica, impressão 3D, estampage, gaming, através da construção de circuitos simples e experimentais.

Meetup’s & Talk’s
Conferências ao final da tarde, no pátio exterior do centro, onde serão apresentados tópicos na primeira pessoa para os jovens da Maia.

Summer Weeks
Atividades de Robótica, Programação, Fabricação Digital, Gaming e Literacia Mediática, que acontecem em blocos de meio dia, de Julho e Agosto. Vagas limitadas

Repair Café
Repair Café é uma iniciativa social dedicada a promover a reparação e a reutilização de equipamentos eletrónicos, tendo como objetivo combater a emergência climática. O projeto ajuda as pessoas a aprenderem a consertar os seus aparelhos eletrónicos avariados e a repensar os seus hábitos de consumo. Incentiva o envolvimento da comunidade através de eventos como as Restart Parties, onde as pessoas se reúnem para reparar os seus dispositivos em conjunto.

Prémios Carlos Fiolhais
Os Prémios Carlos Fiolhais celebram projetos educativos que unem ciência, criatividade e tecnologia com impacto social.

Torna-te um Digger!

Ao longo do caminho, vais desbloqueando novas competências pessoais, sociais e técnicas — sempre com o apoio próximo da equipa e dos Mentores, que acompanham cada passo que dás.

És um verdadeiro Digger — alguém que escava fundo, descobre, constrói e transforma com tecnologia.

E tudo o que aprenderes fica registado no teu Passaporte Digital, onde ficam marcados os projetos que realizaste, as competências que desenvolveste e o impacto que foste criando.

Como Fazemos

Experimentar
Testar ideias, explorar materiais, descobrir novas formas de fazer. Aqui o importante é envolveres-te no processo e ver o que acontece.

Falhar
Faz parte!
Cada falha é uma oportunidade para entender melhor, ajustar o caminho e continuar a crescer.

Aprender
Aprendemos com os livros, sim – e também quando experimentamos, refletimos e enfrentamos desafios que nos fazem crescer!

Tentar novamente
Depois de falhar, voltamos a tentar. Com mais conhecimento, mais criatividade e mais confiança. É assim que se constrói o progresso.

Como Fazemos

Experimentar
Testar ideias, explorar materiais, descobrir novas formas de fazer. Aqui o importante é envolveres-te no processo e ver o que acontece.

Falhar
Faz parte!
Cada falha é uma oportunidade para entender melhor, ajustar o caminho e continuar a crescer.

Tentar novamente
Depois de falhar, voltamos a tentar. Com mais conhecimento, mais criatividade e mais confiança. É assim que se constrói o progresso.

Aprender
Aprendemos com os livros, sim – e também quando experimentamos, refletimos e enfrentamos desafios que nos fazem crescer!

Para Quem?

Alunos
Escolhe o teu universo e desafia-te!

Professores
A desenvolver um projeto com a sua turma e precisa de ajuda? Fale connosco!

Mentores
Partilhar conhecimento e apoiar jovens no desenvolvimento de projetos? Fale connosco!